26 de jan de 2008

A Grande Epopéia dos Celtas

0 CRISTIANISMO CELTA e as suas sobrevivências populares Comoforam os celtas cristianizados? 0 que é que sobreviveu da antiga religião druídica?

É respondendo a estas e outras interrogações que Jean Markale analisa este fenómeno histórico apaixonante que foi a emergência do cristianismo celta. Nascido na Bretanha, na Irlanda e na ilha da Bretanha de uma fusão entre o druidismo e o cristianismo, esta espiritualidade aceita a mensagem de Cristo conservando ao mesmo tempo muitas das características da tradição céltica: Monaquismo, santos heróicos, integração das mulheres no culto, bispos errantes, peregrinações pro amore Dei... Ainda hoje, nas zonas rurais - essencialmente na Bretanha - Jean Markale tem descoberto sobrevivências populares deste cristianismo celta no culto dos santos, assim como nas festas tradicionais e nos santuários.

Combatido pela Igreja de Roma - foi mesmo, por vezes, considerado herético - o cristianismo celta influenciou profundamente o conjunto do cristianismo e constitui uma chave fundamental para compreender o «cristianismo português».

Nenhum comentário: