3 de jul de 2009

Alquimia, Marie Louise Von Franz


Sinopse: Série de conferências pronunciadas pela doutora Marie-Louise von Franz, uma das mais fervorosas defensoras do famoso psicólogo Jung, no Instituto Carl Gustav Jung de Zurique, em 1959.

"Meditei muito sobre a forma em que devia dar este curso destinado a introduzi-los no simbolismo da alquimia, e me decidi por uma breve interpretação de muitos textos, em vez de optar por um texto único como em outras ocasiões. Como as conferências serão nove, proponho-me dar três sobre a alquimia na Grécia antiga, três sobre a arte alquímica árabe e as três últimas sobre a alquimia européia tardia, de modo que delas se obtenha ao menos um vislumbre de cada fase da evolução desta ciência.
Como vocês sabem, o doutor Jung consagrou muitos anos de estudo a este tema, que praticamente exumou da estrumeira do passado, já que se tratava de um domínio da investigação desdenhado e esquecido que ele conseguiu ressuscitar.
O fato de que agora um mínimo folheto vende-se por uns cem francos suíços, enquanto que há mais ou menos dez anos se podia comprar por dois ou três francos um livro excelente sobre alquimia, deve-se na realidade ao Jung, porque a não ser pelo interesse demonstrado por alguns círculos da franco-maçonaria, e posteriormente pelos rosa-cruzes, quando ele começou a trabalhar sobre o tema ninguém sabia virtualmente nada sobre a alquimia."

Servidor: 4Shared
Tamanho: 3,117 KB
Idioma: Portugues
Paginas: 215
 Formato do Arquivo: PDF (é preciso ter instalado o Adobe Reader)


Nenhum comentário: